Você já ouviu falar no conceito de “Casa Conectada”? É só imaginar como seria controlar praticamente tudo o que acontece na sua casa, todos os equipamentos eletrônicos, estando por  perto ou à distância. 

Esse cenário, na verdade, já existe, e está se tornando cada vez mais uma realidade possível aqui no Brasil e em vários outros países em todo o mundo. 

Uma Casa Conectada, resumidamente, é um lugar que possui vários dispositivos que são controlados à distância, por meio de outros aparelhos ou integrando os chamados “Assistentes Virtuais” (como por exemplo o Google Assistente e a Alexa). O controle dos equipamentos é bem simples, feito pelo aparelho celular, tablet ou pela voz.

Cabe ao morador decidir como a casa dele irá servi-lo com base nas suas necessidades ou gosto pessoal. É ele quem determina as programações nos aparelhos, estabelece os horários para ligá-los ou desligá-los e define, enfim, o que será automatizado. 

Atualmente é possível programar sistemas de iluminação, de áudio & vídeo, acionamento do ar condicionado, temperatura do local, abertura das persianas, irrigação do jardim, funcionamento dos eletrodomésticos e monitoramento dos sistemas de segurança. 

É como se fosse uma cena de filme, mas um filme possível, em que, mesmo à distância, utilizando apenas um smartphone, a temperatura da casa fica agradável, o som ambiente preferido é escolhido, as tarefas são automatizadas e tudo contribui para maximizar o conforto do lar. 

O mercado imobiliário já percebeu o valor que uma Casa Conectada pode acrescentar ao negócio e essa conectividade se transformou em um diferencial. O imóvel que está preparado para essas tecnologias tende a ser mais valorizado por agregar tanto na economia do dia a dia (evitando desperdícios), na segurança (com os sensores e monitoramento remoto em tempo real), na conveniência (programação automática de algumas rotinas) e no conforto (o morador é quem personaliza tudo o que deseja dentro da sua casa). 

Não importa o tamanho que o ambiente possui, seja ele um pequeno apartamento, ou uma casa espaçosa, se uma residência tiver acesso à Internet, já pode se valer das facilidades que a utilização de aparelhos que se conectam entre si proporcionam.  

Aplicação da IoT – Internet das Coisas

Internet das Coisas, ou IoT (Internet of Things) é um termo abrangente utilizado para nomear as tecnologias que se conectam entre si. São os variados dispositivos eletrônicos, espalhados em todo o mundo, que, conectados à Internet, comunicam-se entre eles. 

É a Internet da vida real, por meio de Inteligência Artificial, que facilita a gestão das atividades — principalmente as domésticas — além de reduzir custos com energia, otimizar a rotina do morador e garantir mais segurança aos habitantes da residência.

Uma janela ao mundo 

Não restam dúvidas de que essas facilidades, aplicadas no dia a dia, já têm trazido e trarão ainda mais impacto positivo na vida das pessoas, principalmente à medida que se tornam mais acessíveis.

Este é um caminho sem volta! Dispor de equipamentos conectados e integrados, proporcionando segurança, acessibilidade e conforto aos moradores, precisando apenas de boa Internet para isso é um desejo, mas também já é uma realidade. 

Casa Conectada é uma janela inteligente, interligando o mundo todo, de dentro de casa.