No Brasil, a luta contra a violência doméstica começou na década de 1980, com um movimento organizado por mulheres em frente ao Teatro Municipal de São Paulo. No entanto, mesmo após 40 anos, o número de casos de feminicídio continua em uma crescente em diversos estados do Brasil.

Nesse contexto, foram desenvolvidos mecanismos para auxiliar as vítimas, dentre os quais podemos destacar o aplicativo “Direitos Humanos Brasil”, por meio do qual vítimas podem denunciar agressores de forma online. Além dele, as vítimas ainda podem usar o Disque 100 e o Disque 180, que estão funcionando normalmente durante a pandemia. No entanto, observou-se a necessidade de agilizar o atendimento emergencial para casos de violência doméstica, surgindo o chamado botão do pânico.

Como o Botão do Pânico do Estado pode ajudar mulheres vítimas de violência 

O botão do pânico, disponibilizado pelo Estado, é liberado apenas para mulheres que possuem medidas protetivas de urgência, concedidas com base na Lei Maria da Penha. Basicamente, a tecnologia possui duas funcionalidades: a primeira consiste no acionamento imediato da Polícia Militar, que fará um atendimento de emergência considerando as informações disponíveis no aplicativo — como por exemplo, a geolocalização.

O aplicativo também faz uma gravação do som ambiente durante 60 segundos. Essa gravação é enviada à equipe policial como material de apoio, ajudando na compreensão do contexto de urgência. 

Tanto a gravação como o acionamento da PM operam de forma independente. Sendo assim, caso a vítima feche o aplicativo durante a gravação do som, isso não irá interferir no atendimento da ocorrência.

Botão do Pânico da Condom

Conforme visto, o Botão do Pânico do Estado é comprovadamente um mecanismo de segurança essencial para o combate à violência doméstica.

Pensando nisso, com o objetivo de auxiliar na segurança de seus clientes, a Condom decidiu inserir um Botão do Pânico em seus serviços de portaria, que não substitui o mecanismo estatal, mas busca entregar mais recursos de segurança aos seus clientes. 

Assim, além de os usuários dos serviços Condom poderem emitir alerta de pânico em seus acessos ao Condomínio, também podem utilizar um Botão do Pânico no aplicativo da Condom para celular, a fim de sinalizar situações de perigo concreto, que ofereçam risco de vida. 

Sempre que acionado, o celular do usuário emite um alerta silencioso à central de controle da Condom que, de maneira rápida e eficaz, adota todas as medidas protocolares para auxiliar na tratativa do caso. 

O alerta de pânico da Condom pode ser utilizado em qualquer situação em que o cliente esteja sob coação, especialmente nos casos de violência doméstica. 

Você ficou interessado? Fale com o síndico do seu condomínio e marque uma visita.