Só quem é síndico sabe que a tarefa de administrar um condomínio não é fácil, porque vai muito além de cuidar da segurança. Ele é o responsável por realizar toda a gestão financeira do condomínio, intermediar desentendimentos entre moradores, resolver problemas com prestadores de serviço e muito mais.

No entanto, a tecnologia se renova a cada dia justamente para facilitar a vida das pessoas, incluindo os administradores de condomínios. Nesse artigo, a Condom separou 5 problemas que a tecnologia resolveu e ajudou a melhorar nos últimos anos. Confira!

Controle de acesso inteligente

A verdade é que muitos condomínios enfrentam grande dificuldade para seguir os procedimentos de acesso do regimento interno do condomínio, devido a várias situações do dia-a-dia, especialmente por parte da equipe responsável pela portaria local. Por mais que exista um regimento interno, esse tipo de portaria está passível de sofrer erros humanos.

Para resolver esse problema, o controle de acesso inteligente surge para auxiliar o porteiro local com informações necessárias. Sendo assim, são instalados equipamentos de controle de entradas e saídas do condomínio, como por exemplo QR Code, biometria, reconhecimento facial e muitas outras tecnologias.

O controle de acesso inteligente permite que síndico e moradores tenham acesso às informações de acesso do condomínio, tornando possível a rastreabilidade. Além disso, o sistema inteligente contribui para o gestor ter mais tranquilidade na tomada de decisões com essas informações na palma da mão.

Assembleia virtual

A pandemia do novo coronavírus alterou até mesmo a forma de realizar assembleias de condomínios, uma vez que surgiu a necessidade de evitar contato e aglomerações de pessoas. Além disso, as reuniões costumavam ser muito chatas, sem hora para terminar, com poucas pessoas presentes, resultando em muitas dúvidas nos dias posteriores à assembleia.

Nesse sentido, além de evitar aglomeração de pessoas, a assembleia virtual  surgiu para facilitar a vida do síndico. Isso se deve ao fato de que o formato proporciona uma participação maior dos moradores. Além disso, a reunião fica gravada para uma futura conferência e os moradores podem participar de qualquer lugar, ajudando o síndica nas suas decisões.

Armário Inteligente de correspondência e encomendas

Infelizmente é muito comum ocorrer algum tipo de extravio de correspondência, ou até mesmo acontecer de uma mercadoria não ser entregue para o morador. Quando isso acontece, a responsabilidade é toda do condomínio.

A tecnologia trouxe os armários inteligentes, com espaços pequenos, médios e grandes. O carteiro tem acesso ao armário e pode colocar a encomenda dentro de uma porta. Nesse momento, o morador recebe uma notificação de que chegou uma mercadoria para ele.

Ao ser notificado, o morador pode se dirigir até o armário e apresentar um código para retirar a sua mercadoria. Tudo isso é feito de forma rastreável, onde o síndico consegue identificar quem foi o carteiro que colocou, o horário que ele colocou, qual morador que retirou e que horas ele fez isso. 

Gestão online da manutenção preventiva

As manutenções preventivas fazem parte da parcela que compõe as taxas administrativas do condomínio. No entanto, alguns moradores acabam ficando perdidos quando alguma manutenção urgente entra em campo. Agora é possível ter acesso a esse tipo de serviço de forma online!

A plataforma funciona dentro de todas as normas da ABNT, utilizando o conhecimento e o serviço de engenharia para auxiliar na adaptação dos planos preventivos junto às rotinas dos zeladores e empresas externas. Tudo isso de forma integral.

A equipe responsável dirige-se até o condomínio, onde realiza uma espécie de digitalização da edificação por meio de um inventário completo. Em seguida, os alertas das manutenções são gerados conforme as normas vigentes. Dessa forma, o condomínio ganha no custo com manutenções corretivas.

O aplicativo também ajuda o síndico a ter mais tempo para pesquisar orçamentos dos serviços prestados. Além disso, os moradores também têm acesso à plataforma e podem acompanhar tanto os serviços que já foram feitos, como os que ainda serão executados. Essa é mais uma tecnologia que chegou para promover transparência na gestão condominial.

Pasta de prestação de contas digital

A velha história de entregar na mão do síndico uma pasta cheia de papel, com todas as contas, balancetes e resumo geral de despesas é coisa do passado. Além disso, o síndico precisava colocar no mural o que era determinada conta, como foi paga, quando venceu e muitos outros detalhes.

Com a chegada da tecnologia que permite criar uma pasta de prestação de contas digital, a vida se tornou muito mais fácil! Os moradores podem acessar as contas a qualquer hora do dia no aplicativo da administradora, avaliar a NF e as condições de pagamento.

O aplicativo também permite que os moradores possam interagir com o síndico por meio do aplicativo, justamente para tirar dúvidas a respeito de qualquer pagamento. E o melhor de tudo é que isso fica registrado no sistema da plataforma.

Além de promover uma gestão financeira completamente transparente, o condomínio que utiliza a plataforma de gestão online contribui com o meio ambiente, pois evita uma quantidade enorme de impressão de papel todos os anos.

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